12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Estamos a fazer tudo para que se torne fácil e barato estudar no Politécnico de Portalegre”, diz Joaquim Mourato em início de ano letivo (c/som)

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) divulgou esta terça-feira que o número de vagas disponíveis para a 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior sofreu uma diminuição do número de alunos candidatos.

São 50.820 vagas para os candidatos ao ensino superior na 1ª fase do concurso nacional, menos 641 lugares do que os 51.461 colocados a concurso no ano letivo de 2013/2014.

À Rádio Campanário, o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Joaquim Mourato, explica que “assiste-se uma diminuição muito pouco significativa, são pouco mais de 6000 vagas o que corresponde a cerca de um por cento”.

Joaquim Mourato diz ainda que “por iniciativa das instituições e de forma particular pelas instituições politécnicas fizemos uma redução de vagas o que corresponde a 2,5 por cento porque no presente ano letivo os Institutos Politécnicos preencheram 97,8 por cento das vagas”, o que vai de encontro “ao ajustamento entre a procura e a oferta”.

“A oferta é a que é adequada à capacidade instaladas das instituições quer às necessidades do país”, acrescenta.

O presidente do IPP lembrou que o Politécnico de Portalegre não altera o valor das propinas e pelo quarto ano consecutivo vamos ter o valor inalterado”, acrescentando, “tomamos em consideração duas questões muito importantes para as famílias, permitir o pagamento mensal da propina com valores de 90 euros e introduzimos uma medida que passa por um agregado familiar que tenha mais do que um elemento a estudar no politécnico, o primeiro paga a propina normal e o segundo paga a propina mínima”.

Joaquim Mourato finaliza, “estamos a fazer tudo para que se torne fácil e barato estudar no Politécnico de Portalegre”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/IPP%20vagas16julho14.MP3{/play}

Recorde-se que o número de alunos candidatos ao ensino superior tem vindo a diminuir desde 2010, havendo em 2012 menos 6.739 concorrentes do que naquele ano, de acordo com os dados apurados no final da terceira fase.

Populares