O Parque da cidade de Reguengos de Monsaraz recebeu esta terça-feira, dia 15 de maio, para o Concerto de Primavera ATLA à Luz das Estrelas, promovido pela Associação Transfronteiriça Lago Alqueva (ATLA), com apoio da Rede Europeia de Cidades com Lago (Neulakes). Ao palco subiram os artistas locais Monda e Pedro Mestre com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, e o pianista italiano Enrico Intra.
Em declarações à RC, José Calixto, presidente da ATLA, afirma que o objetivo do evento foi demonstrar a união “entre dois países em torno de Alqueva”, e aproximar os municípios da associação e a Neulakes.
Esta ligação beneficiará a ATLA “em termos de projetos candidatados, nomeadamente a Bruxelas”, aponta um autarca.
Esta foi “uma noite muito bonita”, que contou com a presença representativa da maioria dos municípios da associação, fator que demonstra que “estamos a fortalecer não o meu concelho ou o deles, mas uma região”.
Manuel José González, Alcaide de Olivença, afirma à RC que o Lago Alqueva “não uniu apenas os municípios, uniu as pessoas dos municípios”.
O Alqueva “mudou o paradigma da zona, não só do ponto de vista turístico, como do emprego”, unindo estes 12 municípios e possibilitando a criação e candidatura a fundos de projetos conjuntos que contribuam para o desenvolvimento económico, aponta o autarca.
Também João Serranito Nunes, presidente da Câmara Municipal de Barrancos, aponta à RC a importância desta cooperação transfronteiriça entre municípios com “preocupações e objetivos” comuns.
Eventos como o presente, permitem não só “alargar a cooperação entre os municípios, como consolidar uma estratégia à volta do Grande Lago”, e “consolidar a nossa economia, convivência e intercâmbio e criar mais valias para o território”.
{gallery}reguengos_concerto_luar18{/gallery}