O Arcebispo Emérito D. Maurílio de Gouveia considera que o novo Papa Francisco I já revelou em poucos dias uma personalidade e gestos profundos e proféticos de uma mensagem muito pura, transparente e profunda como resposta à humanidade atual, e que a sociedade tem que olhar para ele porque está a realizar uma missão extraordinária.
D. Maurílio de Gouveia disse ainda à Rádio Campanário que o Papa está a transmitir uma mensagem evangélica sobre a pobreza porque não é um politico.
O Arcebispo Emérito refere ainda que compete à Igreja anunciar, testemunhar, mas compete às pessoas acolher e transformarem-se, dizendo também que este Papa vai incomodar muita gente.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Papa%20D%20Maurilio%20gouveia_28marco.MP3{/saudioplayer}
Recorde-se que Francisco I sucedeu a Bento XVI, sendo o 266º Papa da Igreja Católica, num Conclave que teve aproximadamente a mesma duração do de 2005, que no dia 19 de abril elegeu Bento XVI ao fim de dois dias e quatro escrutínios.
Jorge Mario Bergoglio tem 76 anos, estudou e formou-se com técnico químico e tendo depois ingressado no Seminário de Villa Devoto. A 11 de Março de 1958 passou para o noviciato da Companhia de Jesus, tendo estudado no Chile.
É membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, bem como do Conselho Pontifício para a Família e Cardeal desde 21 de Fevereiro de 2001.
A sua ordenação sacerdotal teve lugar a 13 de Dezembro de 1969, tendo vivido em Espanha e na Alemanha.
Em 20 de Maio de 1992 o Papa João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires.
A 3 de Junho de 1997 é nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e a 28 de Fevereiro de 1998, Arcebispo de Buenos Aires pela morte do cardeal Quarracino.
Nasceu a 17 de Dezembro de 1936.