O município de Alandroal e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), promoveram esta segunda-feira, uma sessão de esclarecimento sobre o programa de incentivo à criação e emprego, intitulado “Estímulo 2012” – criado pela Portaria n.º 45/2012, publicada em Diário da República no passado em 13 de Fevereiro.
José Ramalho, diretor do Centro de Emprego de Estremoz, explica este novo pacote de medidas de combate ao desemprego.
{saudioplayer}http://www.radiocampanario.com/sons/Ze%20Ramalho%20Estimulo%202012.MP3{/saudioplayer}
O presidente da CM Alandroal, João Grilo, fala do desemprego no concelho e diz que o município tudo irá fazer para divulgar este novo programa.
{saudioplayer}http://www.radiocampanario.com/sons/grilo%20estimulossss.MP3{/saudioplayer}
O objetivo passa pelo apoio a contratação de desempregados, através de formação profissional, estando expressamente direcionada para os desempregados mais vulneráveis, nomeadamente os inscritos nos Centros de Emprego há pelo menos 6 meses.
Podem beneficiar do apoio empresas que celebrem contratos de trabalho a tempo completo, por um período não inferior a seis meses, e que demonstrem estar a criar novos postos de trabalho com estas contratações. O apoio financeiro proporcionado pela medida corresponde a 50% da retribuição mensal do trabalhador, num limite de 419,22€ (IAS) por mês, durante um período máximo de seis meses.
A percentagem do apoio financeiro pode aumentar para 60% nos casos em que é celebrado contrato de trabalho sem termo ou a celebração de contrato é efetuada com grupos de desempregados que apresentem maiores dificuldades de entrada ou reentrada no mercado de trabalho.