“Estou disponível para mediar os organizadores da Fiape e Ovibeja para as datas não coincidirem ”diz Presidente da APORMOR(c/som)
Decorre em Beja mais uma edição da Ovibeja, a 39ª que decorrer até 1 de maio numa organização da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.
No mesmo horizonte temporal, em Estremoz, decorre a 35ª edição da FIAPE- Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz.
A APORMOR (Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo) surge no panorama do setor da pecuária, com grande destaque a nível nacional marcou presença, quer na FIAPE, quer na OVIBEJA.
Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, em declarações à RC falou sobre a coincidência de datas da Ovibeja e da FIAPE, dois dos maiores certames do Alentejo e que este ano decorrem nos mesmos dias.
Joaquim Capoulas começa por referir “antes de ser Presidente da Apormor sou sobretudo um Alentejano e como tal defensor do Alentejo.”
O Presidente da Aporrmor vai mais longe e diz “não entendo como é que se mantém esta situação da simultaneidade dos dois eventos” considerando que “não devia acontecer”.
A título de exemplo refere que em Montemor também existe a Feira de Maio mas que, “para não coincidir com a FIAPE foi adiada”.
Joaquim Capoulas apela “ao bom senso, tanto do Presidente da Câmara de Estremoz e da ACOR e também ao Presidente da ACOS, para fazerem um esforço para que esta situação deixe de ser assim.”
Joaquim Capoulas, Presidente da Apormor, disponibiliza-se para ajudar e diz “se precisarem de algum mediador para que isso aconteça, aqui têm um ao dispôr.”
“Todos somos poucos para defender o nosso Alentejo” diz ainda Joaquim Capoulas que acrescenta ainda que “esta imagem de divisão que se está a dar não aproveita a ninguém pelo que deixa o desafio para que para o ano, pensem nesta situação.”
Em relação à FIAPE; Joaquim Capoulas referiu “tenho boa impressão de ambas as feiras, são feiras diferentes, e julgo que na parte do entretenimento são ambas muito atrativas.”
Nio que diz respeito à FIAPE sublinha o grande envolvimento da Cãmara Municipal no certame do que a OVIBEJA; pois é uma organização da ACOS.”
“Talvez esteja aqui o problema da divisão” salienta o Presidente da Apormor.
Na sua opinião a FIAPE é uma grande feira, de uma dimensão um pouco menor do que a OVIBEJA; valoriza mais a parte da pecuária enquanto a Ovibeja valoriza agora mais, outras valências que se impõem pelo Alqueva.”
“São Complementares e é uma pena que se realizem ao mesmo tempo” conclui o Presidente da Apormor.