12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Estou grato ás FA Portuguesas por V. Viçosa ser o local oficial das cerimónias de São Nuno de Santa Maria” diz Pres. da CM (c/som)

Vila Viçosa recebeu pelo segundo ano as comemorações evocativas do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria, patrono das Forças Armadas.

As comemorações de homenagem a D. Nuno Álvares Pereira, Patrono do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) contaram com a organização do Estado-Maior-General das Forças Armadas, com o apoio do Município de Vila Viçosa, da Fundação da Casa de Bragança e do Seminário São José.

Para encerrar as comemorações, realizou-se esta manhã, no Terreiro do Paço, uma cerimónia militar presidida pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca e onde marcaram presença, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, assim como outras Entidades Militares e Civis.

No final da cerimónia, o Presidente da Câmara de Vila Viçosa, em declarações aos jornalistas, fez o balanço destas comemorações começando por referir “para Vila Viçosa é muito importante receber aqui estas cerimónias , são prova da boa relação que existe entre Vila Viçosa e as Forças Armadas Portuguesas” realçando que “Vila Viçosa é das terras em Portugal que mais tradição militar tem apesar de hoje não ter nenhum regimento aqui.”

Foi em Vila Viçosa que foi criada a Escola Prática de Artilharia e esta terra foi também o epicentro da Guerra da Restauração. Com grande importância histórica, o Autarca sublinha ainda “o papel importante de Vila Viçosa na restauração da independência e nas invasões francesas pois daqui foi lançada a primeira réplica contra os franceses.”

Esta iniciativa, evidenciou o Edil “não só dá visibilidade a Vila Viçosa como nos lembra a nossa história e tradição.”

“O facto de São Nuno de Santa Maria ter deixado aqui a sua única filha , a única que sobreviveu, e fundar a Casa de Bragança, é revelador da importância que Vila Viçosa teve para São Nuno de Santa Maria” destacou ainda o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa referindo que apesar de existirem várias origens assinaladas a São Nuno de Santa Maria, “ele sempre sentiu Vila Viçosa como sua”.

O balanço é “muito bom, as cerimónias tiveram muita qualidade, uma boa participação” concluiu o Presidente destacando ainda a participação das escolas na cerimónia militar realizada esta segunda-feira. Inácio esperança considera que “há que incentivar as escolas a participar nas cerimónias porque é muito importante também valorizar e acarinhar as nossas forças armadas, uma necessidade cada vez mais premente nos dias que correm.”

Recorde-se que Vila Viçosa é o local oficial destas cerimónias evocativas do Condestável D. Nuno Álvares Pereira desde 2022, o que, segundo avançou o General José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, será para continuar.

Populares