20.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 6, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremocense Carlos Alves distinguido com menção honrosa na Feira Internacional de Artesanato

O Artesão Estremocense Carlos Alberto Alves foi distinguido com uma menção honrosa no concurso de artesanato integrado na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa.

A peça “Cante Alentejano” conquistou e encantou o júri do concurso. A peça e a conquista de mais esta distinção para o Alentejo representa a riqueza cultural desta região, com o cante alentejo a assumir o papel de maior relevância nas expressões culturais da região, especialmente no ano em que se celebram os 10 anos da sua classificação como Património Imaterial da Unesco.

Para além de enaltecer o Cante Alentejano , a peça distinguida e o artista promoveram e divulgaram os bonecos de Estremoz, uma arte que assume cada vez mais um papel de destaque na cultura do Alentejo.

Carlos Alves irá receber, amanhã, dia 5 de julho, no Auditório da FIA, o referido prémio.

O Município de Estremoz já endereçou os parabéns ao artesão evidenciando o facto de “mais uma vez se ouvir falar na arte do Figurado de Estremoz, também ele Património Cultural Imaterial da Humanidade.”

Ligadfo à arte barrista desde muito novo, Carlos Alberto Alves, dedica-se a tempo inteiro a trabalhar o barro e tal como afirmou em entrevista recentemente dada á Rádio Campanário não se imagina a fazer outra coisa”. defende que a preservação e salvaguarda desta arte assim como a transmissão para as gerações mais novas é essencial para garantir a sua continuidade ao longo dos anos.

A FIA- Feira Internacional de Artesanato decorre em Lisboa até dia 7 de julho. Esta é maior feira internacional de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa!

Foto: Tiago Martins

Populares