12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz: 24ª edição da Cozinha dos Ganhões foi inaugurada. “É uma mais valia para a região ao ter este evento”, diz Luís Mourinha (c/som e fotos)

A 24ª edição da Cozinha dos Ganhões foi inaugurada esta quinta-feira, dia 1 de dezembro, pelas 11h00, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, decorrendo até ao próximo dia 4.

À semelhança dos anos anteriores, o certame oferece aos visitantes, para além da rica gastronomia, a doçaria, os produtos regionais, artesanato e animação cultural. Paralelamente, no pavilhão C do recinto, decorre a 4.ª edição da Estremoz Caça, Pesca e Atividades da Natureza, organizada pela Confraria dos Amigos do Campo.

A Rádio Campanário acompanhou o primeiro dia do certame e falou com o presidente da autarquia de Estremoz, organizadora do evento.

Luís Mourinha começou por referir que não é fácil atingir este número de edições com qualidade, mas considera que “é uma mais valia para a região ao ter este evento num período em que já temos os vinhos novos, vinhos bons, a caça, a cachola e é um ponto de encontro e de convívio entre famílias que se juntam aqui” para festejar o Natal, porque por vezes “é difícil juntarem-se todas as famílias” por haver uma dispersão.

Salienta que as pessoas de Estremoz são “dinâmicas” e conseguem “do pouco fazer muito porque temos 22 adegas no concelho de Estremoz, o que mostra que 90% são de estremocenses”, o mesmo se passa nos restaurantes em que “temos uma dinâmica interessantíssima na área da gastronomia e do turismo em que temos aumentado significativamente todos os anos, o numero de visitantes a Estremoz”, considerando que a cidade é “uma referencia”.

O presidente da Entidade de Turismo do Alentejo /Ribatejo, António Ceia da Silva, presente na cerimonia inaugural, referiu que os eventos “são importantes e decisivos, não só como fonte de atração de turistas e de fixação de turistas, mas também porque permitem alavancar a base da economia dos concelhos”.

Garante que a Cozinha dos Ganhões com a presença dos restaurantes, da doçaria, do enoturismo, proporciona “um impulso para a dinâmica económica”, já que é decisivo que os eventos simbolizem “riqueza económica e projeção para a região e para o país, e Estremoz nesse aspeto está de parabéns”.

“O mais relevante é ter qualidade e os turistas virem e que desfrutem das melhorias iguarias que existem no território, mas mais decisivo ainda, é conseguirem no resto do ano, encontrarem os restaurantes que aqui estão com a qualidade que demonstram aqui todo o ano”, defende Ceia da Silva.

Populares