Estremoz, 27 de julho de 2024 – O Lago do Gadanha em Estremoz recebeu na noite desta sexta-feira, o último concerto de 2024 da Banda Juvenil do Alentejo Central.
A BJAC realizou um ciclo de quatro concertos(Alandroal, Redondo, Borba e Estremoz) para assinalar o culminar de uma semana intensiva de ensaios com vários alunos, professores e maestros das bandas dos quatro municípios.
José Daniel Sadio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, em declarações à Rádio Campanário referiu a este propósito “este projeto é um motivo de orgulho, de excelência que promove na área da música o trabalho com jovens músicos do Alentejo Central.”
O Autarca destaca ainda “olhar para este palco e ver 120 jovens músicos é sinal de que se está a trabalhar bem no Alentejo” evidenciando ainda que “a música é cultura, é crescimento”.
A iniciativa da Banda Juvenil do Alentejo Central, , que vai já na sua sétima edição, conta cerca de 120 jovens . A direção artística pertence ao Maestro Simão Francisco da ESECS – Instituto Politécnico de Leiria, referência no panorama das Bandas Filarmónicas em Portugal, professores licenciados da Universidade de Évora, e dos dois fundadores deste projeto único em Portugal, os maestro José Francisco Andrade e José Rui do Monte.
Para além de valorizar o trabalho desenvolvido por todos os envolvidos, este projeto permite ainda fomentar a partilha de experiências e conhecimentos entre todos os participantes.