Entre setembro e dezembro de 2020, dezenas de habitantes séniores de Estremoz foram fotografados no âmbito das Oficinas de Mentoria Fotográfica que visa, “produzir memória, através da construção de um olhar sobre e a partir do património humano.”
Na sequência das Oficinas de Mentoria Fotográfica, do ano passado, vai realizar-se, de janeiro a abril deste ano, a fase seguinte das Oficinas de Atos Fotográficos, um projeto de fotografia com séniores.
A Malvada Associação Artística iniciou o projecto de inclusão pela cultura, na vertente de fotografia, promovido pela CIMAC, em parceria com o Município de Estremoz e com a Academia Sénior de Estremoz.
“Este projecto envolve a população excluída por envelhecimento e isolamento e tem como foco o espaço e o lugar praticado e vivido, como forma de recuperar e produzir memória, através da construção de um olhar sobre e a partir do património humano,” explica a associação.
Foram realizadas sessões de partilha e recolha com os séniores e sessões exclusivas com os participantes da oficina de mentoria fotográfica, com quem se construiu um mapa colectivo, onde identificamos espaços através de testemunhos sobre situações vividas em determinados lugares, sobre acontecimentos sociais em sítios e locais de Estremoz.
Estão agora abertas as inscrições para a 2ª fase do projecto, com a direção artística e criação de Ana Luena e José Miguel Soares, para a qual os interessados devem inscrever-se, mostrando o seu interesse para o email carla.i.correia@cm-estremoz.pt.