Decorreu este sábado, dia 9 de julho, pelas 11h00, no Posto de Turismo de Estremoz, a inauguração da exposição “Trabalhos de Pintura dos Alunos da Academia Sénior de Estremoz”.
A exposição que ficará patente até ao dia 31 de julho de 2016, mostra os trabalhos do atelier de pintura da Academia Sénior de Estremoz, projeto criado pelo município, com o objetivo de criar, dinamizar e organizar atividades de aprendizagem, ensino e convívio para os maiores de 50 anos, evitando assim, situações de solidão, tornando o envelhecimento ativo, alegre, saudável e feliz.
Os trabalhos exibidos, são cerca de 40 quadros, cheios de cor e vivências reportados numa tela, que apesar da pouca experiência, resultam em pequenas “obras de arte”.
À reportagem da Rádio Campanário, que esteve presente no momento inaugural, a professora de pintura, Joaquina Sousa que referiu que as alunas “são umas artistas”, destacando que em exposição estão “motivos do nosso Alentejo, mas outro tipo de paisagem (…) eu vou dando motivos para elas pintarem e depois vão escolhendo e é sempre uma alegria e é com muito gosto, porque isto é uma terapia para todos”.
Acrescenta que os trabalhos são desenvolvidos “desde outubro até ao final de junho e depois apresentamos alguns, não são todos, porque não seria possível nem haveria espaço”.
Joaquina Sousa expressa que as aulas são momentos de divertimento e de relaxamento porque também se canta, contam-se anedotas “e é muito bom porque tenho aqui pessoas que dizem que foi o melhor que lhes aconteceu na vida”.
A vereadora da Câmara Municipal de Estremoz, Márcia Oliveira, destaca que “a exposição encerra o ano letivo para a turma de pintura e como se pode ver (…) nota-se nestes trabalhos a evolução das nossas alunas, e não posso deixar de salientar todo o empenho e toda a dedicação da professora Joaquina Sousa, que voluntariamente colabora com a nossa Academia”.
Márcia Oliveira apelou a todos, para que se juntem à Academia, “não apenas ao atelier de pintura, mas também a muitas outras disciplinas que nós temos”, nomeadamente, “de Bonecos de Estremoz, de decoração, de culinária, poderão juntar-se a nós e a partir daí, tornarem-se grandes artistas como as alunas da nossa Academia”.