A Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz aceitou este desafio e realizou no passado sábado, 11 de maio, a ópera “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, com a participação de uma orquestra, cantores profissionais e demais técnicos em interação com alunos e professores.
Embora seja uma atividade cultural que não esteja muitas vezes associada ao ensino escolar, o Agrupamento de Escolas de Estremoz quis “aproveitar o facto de ser invulgar” e proporcionou aos alunos “experiencias diferentes que na maioria dos casos não tiveram”, disse à RC o diretor José Carlos Salema.
Desta forma os alunos estiveram “em interação com profissionais” e “percebem como se produz a obra aplicando muitos conteúdos programáticos”, acrescentou.
Os alunos estremocenses “inscreveram-se em vários grupos de trabalho” tais como figuração, cenografia, luz e guarda-roupa e ao longo da última semana “ajudaram na organização” e irão participar na Opera como figurantes.
O Teatro Bernardim Ribeiro esgotou para a realização da Opera, assim como no dia anterior esteve cheio na sessão para alunos, o que segundo o diretor “demonstra que as pessoas apreciam este tipo de espetáculo”.
{gallery}etz_opera_na_escola{/gallery}