A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Estremoz celebra o seu 80º aniversário, no passado fim-de-semana, a instituição encerrou as atividades que assinalaram esta data, com a sessão solene de encerramento.
A sessão solene decorreu no salão nobre da Associação e contou com as mais variadíssimas entidades, bombeiros, familiares e comunidade de Estremoz, para quem estes voluntários trabalham sempre que são necessários, em prol de minorar o “sofrimento do outro”, sem hora ou dia marcado. O ponto alto da sessão foi a homenagem e condecoração ao ex-Comandante, ex-Vice- Presidente, ex-Presidente da Direção e atual Vice-Presidente da Associação de Bombeiros, António Ferreira, como forma de agradecimento pelos anos dedicação e empenho a esta corporação e ao concelho de Estremoz.
O Comandante, Carlos Machado, também condecorado nesta sessão, no seu discurso falou na dificuldade que neste momento as legislações colocam aos cidadãos que querem ser voluntários, e à falta de meios humanos e financeiros que “torna complicado a sobrevivência e ação dos bombeiros, não só de Estremoz”, salientando a importância de todos para que o trabalho se continue a desenvolver com brio e emoção.
As atividades iniciaram pelas 8:30h, do passado domingo, com içar das Bandeiras, seguindo-se a receção aos convidados, com formatura junto ao Quartel. Após a sessão, seguiu-se a Missa de Ação de Graças e a Bênção das Viaturas, no adro da igreja de São Francisco, culminando com o almoço de confraternização para convidados e bombeiros.