12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz: “É sempre bom voltar ao meu Alentejo e ter uma sala lotada”, diz Mário Moita em espetáculo comemorativo dos 42 anos do 25 de Abril (c/som e fotos)

Integrado nas Comemorações do 25 de Abril, decorreu na noite de 24 de abril, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro em Estremoz, o espetáculo de Mário Moita e dos Trovadores do Sul.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, proporcionou este concerto em que o quarteto Alentejano com grandes vozes e utilizando instrumentos diferentes no cante alentejano, apresentou um repertório alegre e envolvente tendo nos últimos anos realizado tournées em Portugal, Estónia e Brasil.

Mário Moita foi pianista, durante 13 anos na Pousada de Estremoz, estando neste momento residente no Brasil. Lançou o último CD em 65 países e tem tournées em mais de 30 países e 15 Estados do Brasil, tornando-se um dos grandes divulgadores do Alentejo pelo mundo.

A Rádio Campanário presenciou o espetáculo e falou com Mário Moita.

O artista destacou que “é sempre uma honra voltar a Estremoz (…) mas desta vez com uma formação alentejana que se chama Trovadores do Sul e onde nós temos música com uma grande influência das Tunas. Dos quatro elementos, três fizeram parte da Tuna Seistetos de Évora e por isso temos muita influência desses tempos estudantis e o nosso repertório consta das músicas tradicionais alentejanas, mas com uma influência alegre onde há uma grande empatia com o público”.

Sobre os músicos que o acompanham, Mário Moita diz que “são excecionais mas em primeiro lugar são grandes amigos (…) além de grandes instrumentistas são grandes cantores, por isso este quarteto. Gosto muito dele porque são quatro cantores e instrumentistas”.

“É sempre bom voltar ao meu Alentejo e ter uma sala lotada”, declara, para acrescentar, “nos últimos anos fiz estreias em mais de 30 países e 15 Estados do Brasil, até que me fixei no Sul do Brasil após 20 tournées e fiz vários espetáculos no Jô Soares e programas da Globo que me levou uma grande visibilidade no Brasil onde é a minha base agora”.

Populares