Foi inaugurada no passado dia 4 de setembro, pelas 16h00, na Sala de Exposições do Museu Municipal de Estremoz, a exposição “.com#@migo’s” de Carlos Godinho.
Trata-se de uma mostra coletiva de um conjunto de artistas plásticos de obra figurativa, selecionados pelo pintor estremocense Carlos Godinho, nomeadamente Alberto D'Assunção, Alice Piloto, Paulo Medeiros, Luiz Morgadinho, Marta de Aguiar, José Augusto Coelho, Sérgio Reis, Jorge Bandeira, Manuela Araújo, Massimo Esposito, Victor Costa, Victor Lages e Xicofran.
A arte figurativa, muito apelativa, seja ou não de carácter realista, é conhecida pela interpretação do real e a forma como determinado artista apreende o ambiente que o rodeia.
À reportagem da Rádio Campanário que marcou presença na cerimónia inaugural, o artista Carlos Godinho, natural de S. Lourenço (Estremoz) referiu que esta exposição aconteceu devido ao convite do diretor do Museu Municipal “para uma exposição individual e eu achei que era a altura de na cidade, na terra onde vivo, fazer uma exposição individual com os meus amigos (…) é uma forma de convidar outros artistas a vir e a estarmos todos juntos porque acho que nós artistas, nos devemos juntar e é uma forma de tertúlia”.
Explica que a exposição “é um figurativo com vários estilos e modelos da arte contemporânea portuguesa (…) e completamente antagónicos”.
O diretor do Museu Municipal de Estremoz, Hugo Carrilho declarou que têm vindo a trabalhar anualmente “com base em artistas locais e então foi lançado o desafio em termos do figurativo para o Carlos arranjar um grupo e virem a Estremoz apresentar o seu trabalho e a ideia é o figurativo, mas não um figurativo só com base no real, temos muitas formas de ver a pessoa, o homem, e são essas várias formas de ver o homem que estão aqui contempladas e têm bastante interesse”.
Salienta que anualmente são feitas cerca de vinte exposições “e gerir isto tudo não é fácil, mas dá um prazer enorme”.
Esta exposição é uma iniciativa da Câmara Municipal de Estremoz e de Carlos Godinho, e estará patente até 27 de novembro de 2016, no Museu Municipal de Estremoz.