Realizou-se na passada sexta-feira, 4 de Setembro, uma exposição temporária de mobiliário intitulada “ArtistArtesão”, patente até 30 de Novembro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Estremoz.
Esta coleção, Franck Laigneau, engloba um conjunto de mobiliário, pintura e cerâmica de origem europeia, dos séculos XIX e XX, que abrange os Países Escandinavos, a Alemanha, a França e a Itália.
Em entrevista à Rádio Campanário, Vítor Borges, um dos proprietários do espólio, confessou que este mobiliário representa “ (…) toda uma corrente artística bastante importante na Europa de 1880 até 1930, onde o objetivo era promover os valores do artesanato, da tradição, do território, para fugir ao desenvolvimento da revolução industrial”.
De acordo com o proprietário, este mobiliário enquadra-se dentro “ (…) da arquitetura local do território alentejano”, não fugindo ao tradicional branco, ao mármore, isto é, ao que de mais tradicional existe na nossa região.
De acordo com Luís Mourinha, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, que esteve presente na inauguração da exposição, “ (…) algum deste mobiliário vai ser utilizado na decoração e na utilização do futuro hotel no Monte das Freiras, cujo licenciamento já está aprovado. O novo hotel pretende ser um chamariz para o turista “ (…) com alguma capacidade financeira”, revelou o autarca à nossa estação emissora.