12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz: “Ganhámos nós, mas principalmente ganhou a escola pública” (c/som e fotos)

No passado domingo, dia 23, a freguesia de Santa Maria, município de Estremoz, foi palco da entrega do 1º prémio do projeto “Missão Up”, da Galp. Este ano os grandes vencedores foram os alunos da Escola Básica do Caldeiro de Estremoz, numa iniciativa que tinha por objetivo promover a responsabilização das crianças para a tomada de atitudes e alteração de comportamentos futuros para um planeta globalmente mais sustentável.

Isaura Fernandes e Florbela Vaqueiro foram duas das orgulhosas docentes que estiveram envolvidas no projeto estremocense, que depois de noutro ano ter arrecadado o 3º lugar do pódio, este ano alcançou a posição cimeira. Na opinião das docentes, para a vitória contribuiu o fato de todos os alunos terem estado envolvidos, independentemente do grau de dificuldade ou limitações na aprendizagem, assumindo-se assim, também, como um trabalho de inclusão social. As professoras aproveitaram o momento para agradecer a participação de toda a comunidade educativa, tal como dos encarregados de educação, que foram uma parte ativa no trajeto que possibilitou a distinção de entre 1720 escolas de todo o país.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/estremoz%20professoras_24junho.MP3{/saudioplayer}

Luis Mourinha, edil estremocense, marcou lugar no dia de consagração e mostrou-se muito satisfeito com a premiação do ensino no município. Na opinião do autarca, a distinção permite duas conclusões: a boa qualidade dos professores e a melhoria no ensino que se vem verificando em Estremoz.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/estremoz%20mourinha_24junho.MP3{/saudioplayer}

 O júri do projeto premiou a escola de Estremoz pelo desenvolvimento de 29 Brigadas Positivas, que na prática são grupos de alunos que desempenham uma missão que contribua para eficiência energética da escola. Para além disso, os alunos da Escola Básica do Caldeiro dedicaram-se à construção, a partir de materiais reciclados e reaproveitados, de uma maquete gigante apelidada de “Cidade Ecológica”.

Populares