O Destacamento Territorial de Estremoz, através dos militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), com o apoio de militares do Posto Territorial de Estremoz, procederam, na madrugada do passado dia 8 de janeiro, à detenção de quatro indivíduos por caça ilegal de espécies protegidas.
As detenções ocorreram após os militares envolvidos terem constatado que indivíduos com idades compreendidas entre os 25 e 65 anos de idade, procediam à caça de aves no período noturno com o apoio de armas de ar comprimido e lanternas, na Mata da Gatuna em Veiros.
Após montagem do dispositivo adequado para garantir uma abordagem em condições de segurança, os militares abordaram os suspeitos e verificaram que estes tinham na sua posse 5 armas de ar comprimido, 8 caixas de munições, 205 aves mortas e 11 lanternas. Todo o material foi apreendido, ficando à guarda do processo, tendo as aves mortas apreendidas sido entregues a uma instituição de solidariedade.
Os suspeitos foram detidos e presentes a 1º interrogatório judicial nesse mesmo dia, tendo o processo baixado a inquérito e os detidos ficado em liberdade com a medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR).