A Câmara Municipal de Estremoz divulgou que no próximo dia 26 de setembro, a partir das 09:00 horas, na Galeria Municipal D. Dinis, vai abrir ao público a exposição “Mundo Rural e Agrícola Alentejano pelas mãos de J. A. Capela e Silva”.
José Alves Capela e Silva nasceu em São Vicente da Guarda, a 30 de novembro de 1884, e faleceu a 8 de dezembro de 1972.
Fez os seus estudos em Santarém, onde se formou-se, em 1903, na Escola de Regentes Agrícolas.
Em 1907 fixa-se no concelho de Elvas, onde se apaixona e casa com a filha de um importante lavrador local. Esta união veio-lhe proporcionar o contato direto com a vida rural alentejana e o seu mundo agrícola.
Trabalhou como regente agrícola numa importante escola local, mas dedicou grande parte da sua vida aos estudos etnográficos e filológicos da região alentejana, cujas temáticas abordaram a ruralidade e a atividade agro-pastoril. Deste seu trabalho como investigador resultaram inúmeros artigos para vários Jornais e Revistas e algumas obras da sua autoria, nomeadamente “Ganharias” (1939) ou “A Linguagem Rústica no concelho de Elvas” (1947).
Dada a sua importância como investigador da etnografia local, colaborou com o Secretariado de Propaganda Nacional e foi um dos responsáveis pela recolha de objetos com vista à representação do Alentejo no Museu de Arte Popular.
Para além do seu trabalho como investigador, destacou-se ainda como escultor em madeira. E é esse seu trabalho que nesta exposição é apresentado. Peças que retratam figuras rurais femininas e masculinas, com trajes fielmente reproduzidos, em cenas da vida rural e agrícola alentejana.
Os trabalhos expostos, até ao dia 28 de novembro de 2020, pertencem ao acervo do Museu Rural de Estremoz, o qual teve em J. A. Capela e Silva uma preciosa ajuda na sua fundação em 1951.