A cidade de Estremoz ficou, no passado sábado, mais rica em termos patrimoniais e culturais com a inauguração da obra de recuperação do Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte, que aconteceu no dia 31 de agosto, pelas 10:30h, situado na Rua Vasco da Gama, junto ao pelourinho.
Esta obra consistiu na recuperação e adaptação do edifício e envolveu um investimento cerca de 1.240.000€, cofinanciada a 85% pelo Inalentejo, no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana da cidade de Estremoz. O centro de exposições abriu a sua exposição ao público com a exposição “30 Artistas, 30 Desenhos”, integrando a inauguração e que tem como objetivo mostrar o espólio valioso da Câmara Municipal.
O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Filipe Mourinha, falou com a Rádio Campanário que se congratulou pela obra realizada, dado que valoriza Estremoz, quer a nível patrimonial, quer a nível cultural. Como património, que apesar de ter sido um imóvel adquirido a particulares, se trata de um edifício com grande impacto histórico na cidade e que se transformou em património público com grande valor, a nível cultural dado é direcionado a projetos culturais, onde a Galeria de Desenho do Museu Municipal de Estremoz ganhou outro impacto e a ludoteca, com uma horta biológica, tem também aqui o seu espaço.
Apesar da polémica, entre executivo e oposição, que rondou este investimento camarário o edil disse que “qualquer pessoa com o mínimo de sensibilidade, ao entrar aqui achará certamente que isto não é despesismos, que é a recuperação de um património”, salientando ainda que “os estremocenses veem assim que nós aplicamos bem os dinheiros que nos são colocados à disposição”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/estremoz_palacete_mourinha(1).mp3{/play}
A apresentação da telenovela da tvi, “Belmonte”, que tem como palco a cidade de Estremoz, fará a sua apresentação pública, no próximo dia 16, no Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte.
A exposição “30 Artistas, 30 Desenhos”, poderá ser visitada até ao próximo dia 15 de setembro de 2013.