Pela primeira vez, um pelotão de 30 ciclistas das Unidades da Brigada de Reação Rápida do Exército realizou uma prova de cinco dias, entre 15 e 19 de Setembro, onde foram percorridos 470 km divididos por 4 etapas.
Da prova, que teve início em Lamego e que terminou no passado sábado em Estremoz, fizeram parte outros militares do exército e alguns dos ciclistas do pelotão profissional nacional que no passado conquistaram, na Volta a Portugal em Bicicleta, o “Prémio Espirito Santo”.
Em entrevista à Rádio Campanário, o Comandante do Regimento de Cavalaria 3 (RC3), o Coronel Nuno Duarte, disse que foi “ (…) com grande motivação que Regimento de Cavalaria 3 recebeu esta volta”.
Recordemos que este evento velocipédico está integrado também nas comemorações o 308º aniversário da RC3, e que segundo o Comandante “ (…) é uma forma dos militares estarem junto da população e mostrarmos o que nós fazemos (…) e que a relação entre os militares e a população é sempre excelente”.
O Comandante da Brigada de Reação Rápida do Exército Português, o Major-General Carlos Perestrelo, também esteve à conversa com esta estação emissora. O Major-General garantiu que esta volta “ (…) foi um sucesso, sem incidentes, houve muito rigor muita disciplina e muita coesão dos militares que estiveram a circular na estrada (…) houve uma participação notável por parte das forças de segurança”, garantiu.
Quem também esteve presente na cerimónia de chegada do pelotão foi o autarca local Luís Mourinha, onde declarou á Rádio Campanário que “(…) Estremoz esteve sempre na linha da frente até no ciclismo em termos militares (…) em que o Regimento de Cavalaria 3 tem sido uma peça fundamental no desenvolvimento do concelho”.