Estremoz, 13 de setembro de 2024 – Realizaram-se esta sexta-feira, 13 de setembro, as cerimónias militares do Dia da Unidade do regimento de Cavalaria N.3 de Estremoz, inseridas nas comemorações do 317º aniversário do RC3.
As cerimónias militares foram presididas pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, tendo ainda sido registada a presença de várias entidades civis e militares, entre elas a Câmara Municipal de Estremoz, representada pelo seu Presidente, José Daniel Sadio.
O Autarca, em declarações à Rádio Campanário, começou por destacar que “o RC3 é um Regimento que é do concelho, do Alentejo e de todo o País” realçando o “legado histórico que o RC3 tem para a nossa Nação e a sua importância no que diz respeito ao 25 de abril, para sermos os que somos-um Estado de Direito.”
José Daniel Sadio evidencia que o dia de hoje, dia em que se comemora o dia da unidade do Regimento de Cavalaria, o mais antigo do País, “é um orgulho perceber a importância que o RC3 teve, tem e sempre terá no contexto militar do nosso País.”
O Presidente da Câmara Municipal fez questão de, em nome dos estremocenses, deixar um “agradecimento especial ao Regimento” sublinhando que “há décadas que o RC3 e Estremoz se fundem”.
O Edil conclui formulando votos de que o RC3 e os seus militares tenham “muito sucesso” nas próximas missões em que vão participar.
O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3) , também conhecido por Dragões de Olivença, nasceu em 1707, em Olivença, vindo a designar-se como Regimento de Cavalaria de Estremoz só em 1975.
Entre 1816-1875, o regimento aquartelou-se sucessivamente em Elvas, Castelo Branco, Torres Vedras e Vila Viçosa, até se sedear em Estremoz, onde ainda hoje se mantém.