No centro da cidade de Estremoz nasceu a Howard’s Folly, uma adega urbana, dedicada à produção de vinhos premium.
Este projeto foi criado pelo empresário e colecionador de arte Howard Bilton (baseado em Hong Kong), e pelo enólogo australiano David Baverstock.
A Howard’s Folly, para além de produzir vinhos, também reúne arte e caridade, a fim de apoiar crianças carentes, através da Sovereign Art Foundation, criada pelo próprio Howard Bilton.
A Rádio Campanário foi conhecer o espaço e Susana Nunes, administrativa da Howard’s Folly, explicou o porquê de existirem diversas esculturas de porcos a decorar o espaço.
Sobre a Sovereign Art Foundation, Susana Nunes explica que “é uma fundação a nível mundial que apoia crianças carenciadas ou com problemas de saúde através da arte”.
A empresa tem diversas iniciativas e uma delas, sendo a sede da fundação em Hong Kong, foi uma parada do porco realizada no ano do porco chinês.
Nesse ano “pessoas e empresas doavam porcos e depois artistas conhecidos a nível mundial e as próprias crianças apoiadas pela fundação foram convidados a esculpir ou a pintar o seu porco. Os porcos depois de trabalhados foram vendidos em leilão e o Howard adquiriu grande parte deles”.
Na Howard’s Folly “podem encontrar uma grande colecção da parada dos porcos que estão disponíveis para visitar ou até para comprar”.
Ainda no espaço da é possível ver também uma “exposição de arte que convida artistas, em idade escolar, até aos 18 anos, a participarem num concurso de pintura anual e depois o vencedor recebe um prémio pessoal e também a escola a que pertence”.
Susana Nunes explica ainda que os rótulos das garrafas da empresa são resultados desses concursos com as escolas, sendo um rótulo que muda todos os anos.