O Teatro Bernardim Ribeiro em Estremoz vai reabrir no próximo dia 6 de março, depois de encerrado há cerca de sete meses, para obras de recuperação.
Segundo o presidente do Município de Estremoz a intervenção foi ao nível do teto devido à existência de fissuras, bem como do suporte da estrutura, “o teto estava sempre a descair, as tintas aplicadas e o gesso estavam a criar problemas, e agora pôs-se uma nova viga”.
O autarca realça que “o importante é colocar à disposição, não só dos estremocenses, mas dos concelhos limítrofes”.
Uma intervenção que contou com o trabalho de Gonçalo Jordão, muralista, natural de Mourão, e que foi o responsável pela pintura do cenário do filme “Grand Budapest Hotel”, tendo recebido um Óscar na categoria de Melhor Direção Artística.
Luís Mourinha mostrou-se muito satisfeito com esta distinção, dizendo, “muito nos apraz”.
À Rádio Campanário, o premiado, Gonçalo Jordão refere que o trabalho desenvolvido no teatro Bernardim Ribeiro “correu muito bem, era uma pintura que estava muito suja e que se resolveu com uma limpeza química bem feita numa tentativa de fazer algo pelos motivos de um teto fantástico, um trabalho que me trás muita satisfação”.
O Teatro Bernardim Ribeiro é a única sala de espetáculos de Estremoz, é utilizada regularmente para sessões de cinema e para espetáculos, nomeadamente de teatro, música e dança, além de outras atividades culturais. Inaugurado a 22 de julho de 1922, a sua construção começou em 1916, estando classificado como edifício de “valor concelhio”.