Em ano de Centenário, o Teatro Bernardim Ribeiro será palco da última peça escrita pelo ilustre Dramaturgo espanhol Frederico Garcia Lorca, trata-se da peça “A Casa de Bernarda Alba” . A mesma foi escrita exatamente dois meses antes de ter sido assassinado em 1936 quando tinha apenas 38 anos.
Conta a história de uma mãe que domina e controla de forma rígida as suas cinco filhas solteiras. Considerada uma das melhores obras de Garcia Lorca, esta peça dramática mostra-nos como o autoritarismo intolerante, repressor da identidade e liberdade sexual das mulheres e que esmaga o outro na sua individualidade e diferença, cria naturalmente a revolta e a luta incessante pela liberdade.
Segundo o encenador Beto Coville sobre esta peça, «“Em cada quarto, uma tormenta”. Cinco mulheres solteiras, presas em casa, a fazer o luto pelo pai, imposto por uma mãe dominadora. O noivo da mais velha a rondar a casa, despertando em cada uma o desejo reprimido. “São mulheres sem homem, nessas ocasiões até o sangue se esquece”.
A coragem de cada uma delas é colocada à prova. “Só faz quem pode e quem ousa”. O caminho das “perdidas” que buscam a felicidade seguindo o impulso do desejo, ou o caminho da aceitação social e familiar que traz conforto e segurança? Esta é a pergunta que cada uma destas mulheres fará a si própria, no seu tortuoso percurso em busca da liberdade, durante o escaldante verão da Andaluzia.»
Com uma produção da Teatro Livre / Teatraço e um elenco de luxo composto por Isabel Ruth, Joana de Verona, Luísa Ortigoso, Maria d’Aires, Sara Barradas, Paula Luiz, lnês Oneto, Mena Resende, Nucha Martins, Susana Blazer e Thiago Ciccarino, o Município de Estremoz propõe, para a noite do dia 16 de setembro pelas 21h30m no centenário Teatro Bernardim Ribeiro uma extraordinária peça de teatro com bilhetes a 5€ à venda no Posto de Turismo de Estremoz, Teatro Bernardim Ribeiro e na plataforma BOL.