Ema Costa, uma jovem estudante de Medicina Veterinária da Universidade de Évora, tem sido uma pioneira na integração das áreas da saúde animal e humana, ao ser a primeira médica veterinária a realizar estágio num hospital de saúde humana, o Hospital de São João, no Porto.
Em comunicado, a Academia Alentejana destaca que este marco é uma consequência direta do conceito de One Health, um paradigma fortalecido pela pandemia de COVID-19, que sublinha a interligação entre a saúde humana, animal e ambiental, e que está a moldar o futuro da medicina em várias frentes.
Este estágio, que decorre entre setembro e dezembro de 2024, tem sido uma experiência única e inovadora. Sob a orientação da Dra. Filipa Ceia, médica veterinária e especialista em doenças infecciosas, Ema Costa tem acompanhado o trabalho da equipa médica do Hospital de São João, nomeadamente no Serviço de Doenças Infecciosas, onde tem tido a oportunidade de observar a interação entre médicos e infeciologistas, e estudar casos de doenças infecciosas zoonóticas (como aquelas transmitidas de animais para seres humanos) e não zoonóticas (como a varicela).
Este estágio, possibilitou ainda que a estudante, integrasse a equipa da Unidade de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistências a Antimicrobianos (UPCIRA), onde teve a oportunidade de aprender sobre o uso racional de antibióticos, desenvolvendo inclusive, dois infográficos sobre a prescrição responsável de antimicrobianos em animais de companhia e produção, bem como a elaboração de um “Guia prático de como viajar com o seu animal de estimação”, no âmbito da consulta do viajante.
O estágio no Hospital de São João, que é o primeiro deste tipo em Portugal, tem um impacto significativo, não só para Ema Costa, mas também para a Universidade de Évora, que vê a sua imagem fortalecida por apoiar a inovação e o pioneirismo na formação dos seus estudantes.