8.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Dezembro 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estudante da Universidade de Évora pioneira na Medicina Veterinária ao estagiar em Hospital de Humanos

Ema Costa, uma jovem estudante de Medicina Veterinária da Universidade de Évora, tem sido uma pioneira na integração das áreas da saúde animal e humana, ao ser a primeira médica veterinária a realizar estágio num hospital de saúde humana, o Hospital de São João, no Porto.

Em comunicado, a Academia Alentejana destaca que este marco é uma consequência direta do conceito de One Health, um paradigma fortalecido pela pandemia de COVID-19, que sublinha a interligação entre a saúde humana, animal e ambiental, e que está a moldar o futuro da medicina em várias frentes.

Este estágio, que decorre entre setembro e dezembro de 2024, tem sido uma experiência única e inovadora. Sob a orientação da Dra. Filipa Ceia, médica veterinária e especialista em doenças infecciosas, Ema Costa tem acompanhado o trabalho da equipa médica do Hospital de São João, nomeadamente no Serviço de Doenças Infecciosas, onde tem tido a oportunidade de observar a interação entre médicos e infeciologistas, e estudar casos de doenças infecciosas zoonóticas (como aquelas transmitidas de animais para seres humanos) e não zoonóticas (como a varicela).

Este estágio, possibilitou ainda que a estudante, integrasse a equipa da Unidade de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistências a Antimicrobianos (UPCIRA), onde teve a oportunidade de aprender sobre o uso racional de antibióticos, desenvolvendo inclusive, dois infográficos sobre a prescrição responsável de antimicrobianos em animais de companhia e produção, bem como a elaboração de um “Guia prático de como viajar com o seu animal de estimação”, no âmbito da consulta do viajante.

O estágio no Hospital de São João, que é o primeiro deste tipo em Portugal, tem um impacto significativo, não só para Ema Costa, mas também para a Universidade de Évora, que vê a sua imagem fortalecida por apoiar a inovação e o pioneirismo na formação dos seus estudantes.

Populares