O INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental, revelou recentemente um estudo sintetizado no Relatório de Avaliação de Condições de Vida – Melhores Municípios para Viver, Edição 2023, em que revela que a taxa de atarção para trabalhadores e moradore é positiva para os concelhos do interior e negativa para os concelhos do litoral, entre os anos de 2019 e 2021.
Segundo os dados apresentados por região, os municípios do Algarve foram aqueles que mais trabalhadores perderam em termos líquidos em comparação com os restantes, enquanto que a Área Metropolitana de Lisboa foi a região que mais ganhou.
Em termos de emprego, a taxa de desemprego diminuiu significativamente entre os anos de 2011 e 2021 e, apesar das diferenças significativas entre o litoral e o interior, existem mais desempregados nos grandes municípis do país.
Quanto ao salário médio, este é maior nos grandes municípios, quando comparado com os município de média e pequena dimensão.
Ao nível económico, registou-se uma subida do poder de compra a nível nacional. Mais uma vez, verificam-se diferenças entre os municípios do Interior em comparação com os do Litoral, revelando estes últimos um maior poder de compra per capita. Também os municípios mais pequenos têm menos poder de compra do que os de grande dimensão.