O projeto LIFE Invasqua, que conta com a colaboração da Universidade de Évora, lançou um estudo no qual são identificadas 126 espécies exóticas que invadiram e já se estabeleceram na Península Ibérica.
A publicação do relatório visa procurar ajudar na gestão destas espécies, bem como concentrar esforços para reduzir o risco de novas invasões e tem como principal objetivo desenvolver ferramentas para a melhoria da gestão das epécies invasoras.
As 126 espécies identificadas foram classificadas e integradas numa “lista negra” e, foram ainda incluídas outras 89 espécies numa “lista de alerta”, uma vez que estas constituem uma ameaça para os ecossistemas ibéricos e para a saúde humana.
Na lista de espécies exóticas invasoras constam nomes como o jacinto-de-água, o feito-de-água, o caranguejo-vermelho-americano e o verme-australiano. Fazem ainda parte desta lista várias espécies conhecidas da população em geral, como a carpa, o peixe-gato e a gambúsia, sendo estas as espécies mais difíceis de controlar.
Relatório disponível em: Lista negra e lista de alerta das espécies invasoras aquáticas da Península Ibérica (2022)