Mais de metade da população do concelho de Évora com mais de 14 anos pratica atividade física. Esta é uma das conclusões do estudo “Atividade física no concelho de Évora”, elaborado pelo município em colaboração com a Universidade de Évora.
Das 25 modalidades identificadas, as mais praticadas são as caminhadas, atividades de fitness e ciclismo ou BTT, as mulheres praticam atividade física essencialmente por motivos de saúde, já os homens por motivo de saúde, mas também por diversão, indica o estudo.
O trabalho permitiu também comprovar que metade dos praticantes treina no máximo três horas e meio por semana, 90 por cento pratica atividade física durante pelo menos oito meses por ano.
As freguesias com maior percentagem de praticantes são a Malagueira e o Bacelo, os equipamentos desportivos municipais mais utilizados são as piscinas e a ecopista e o Bikévora é a iniciativa desportiva municipal mais popular, revela o mesmo estudo.
A análise visou dar a conhecer o comportamento dos habitantes perante a atividade física desportiva. Foram realizados 653 questionários telefónicos válidos a pessoas do concelho com telefone fixo, sendo a taxa média de respostas de 96 por cento, o grau de confiança de 95 por cento e o erro máximo da amostra de 3,5 por cento.