A Associação Ser Mulher presta apoio a vítimas de violência doméstica no Distrito de Évora, sucedendo ao Lar de Santa Helena, das Irmãs Adoradoras, tendo sido a sua atividade alargada em 2019, com o apoio da Comissão para a Igualdade de Género, passando a prestar apoio a vítimas de violência doméstica em diversos concelhos do Distrito de Évora.
Assim, têm vindo a ser estabelecidos protocolos com o Município de Évora, Arraiolos, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Alandroal, Montemor-o-Novo, e ainda com diversas Juntas de Freguesia destes concelhos.
Esta estrutura de atendimento foi designada como ETAV (Estrutura Técnica Territorializada de Apoio à vítima) – Ser Mulher, sendo uma estrutura técnica, composta por psicóloga, assistente social e jurista, territorializada, de apoio a vítimas de violência doméstica, deslocando-se a cada um destes concelhos de modo a prestar no local o apoio necessário, apoio esse que é, sempre, gratuito e confidencial.
A ETAV, na primeira fase de isolamento social devido à pandemia, contactou os municípios, e disponibilizou-se desde sempre, para fazer atendimentos e dar apoio por todos os meios possíveis: através de atendimentos à distância, por vídeochamadas, por telefone, por whatsapp, ou através de sms.
De realçar que esta estrutura , só no passado mês de fevereiro, fez 105 atendimentos.
Para estabelecer contato com a ETAV, colocando dúvidas do foro psicológico , social ou jurídica pode ser feito através do telemóvel/whatsapp 967 039 526 ou a linha 800 202 148 e através do correio electrónico sermulher.etav@gmail.com