APQV – Associação Portuguesa da Qualidade de Vida tem vindo a desenvolver o projeto “Eu: Diferente mas Igual”, destinado a toda a comunidade escolar e aos/às alunos/as do 1º, 2º, 3º ciclos e secundário.
Este projeto surgiu com o intuito de desconstruir o preconceito relativamente à igualdade de género junto das camadas mais jovens, e de dar a conhecer outras perspetivas sobre este tema, sobretudo na área do desporto e da saúde.
Para a sua implementação, a APQV celebrou protocolos com os Agrupamentos de Escolas de Évora, nomeadamente com o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Agrupamento de Escolas Severim de Faria, Agrupamento der Escolas Gabriel Pereira e com a EPRAL, tendo contado com a abertura e colaboração de todas as Direções Executivas e Pedagógicas, fator essencial para o sucesso das ações previstas.
As atividades foram desenvolvidas pela técnica do projeto Dra. Maria Carvalho em conjunto com os professores e psicólogos. Estas ações desenvolveram-se com base nos Kit’s pedagógicos elaborados para os diferentes ciclos de ensino, criados no âmbito projeto, sendo as imagens, desenhos e os textos da autoria do artista Mestre Pedro Ferreira, tendo a supervisão pedagógica ficado a cargo da Dra. Elsa Teigão.
“Eu: Diferente mas Igual”, teve como objetivos:
•Impulsionar o crescimento e desenvolvimento de respostas na área da sensibilização para a Igualdade de Género, consciencializando as crianças e jovens para o tema;
•Desmistificar os papéis dos géneros associados à prática desportiva;
•Desenvolver ações de sensibilização abordando temas respeitantes à sexualidade (doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes precoces/indesejadas), violência no namoro.
O projeto teve a aprovação da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e foi co-finaciado pelo programa europeu POISE, no âmbito do Portugal 2020.