12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Eucalipto Gigante junta artistas profissionais e pessoas com deficiência mental!

A visita encenada Eucalipto Gigante foi apresentada ao público esta sexta-feira nas instalações da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Appacdm de Évora). Um espetáculo em que as diferenças são uma mais-valia e potenciam a inclusão.

EUCALIPTO GIGANTE é um projeto criado por Ana Luena & José Miguel Soares, da Malvada Associação Artística, com coprodução da APPACDM e financiamento da Câmara Municipal. Este “espetáculo coloca artistas profissionais e pessoas com deficiência mental no centro de um processo artístico que assume a diferença como elemento unificador, fazendo uso da metáfora de um símbolo arbóreo para trazer à discussão e reflexão o olhar sobre o lugar destas pessoas na sociedade contemporânea”, revelam os criadores.

“A visita encenada dá a conhecer o Eucaliptus Sideroxylon existente na Quinta do Escurinho, um exemplar raro, quer pela sua longevidade, quer pela sua dimensão, aqui renomeado de Eucalipto Gigante. Esta antiga propriedade agrícola, atualmente sede da APPACDM de Évora, nas periferias da cidade, onde noutros tempos, famílias abastadas se refugiavam nos meses de calor é o cenário natural deste espetáculo. Durante a visita ficcionam-se pequenas narrativas que partem da vivência de cada um, da experiência que foi o processo e da possibilidade inequívoca que todos temos de nos transformamos e sonharmos. Uma visita aos recantos da alma, à divagação do corpo, a gestos e palavras que muitas vezes se contradizem. Um espetáculo que é um balão de ensaio de uma humanidade trágica, complexa, por vezes cómica e sempre incompleta”, acrescentam os responsáveis da Malvada.

A produção conta com mais duas apresentações, sempre às 18h30: a primeira acontece amanhã, sábado, dia 13, estando a última visita encenada marcada para a próxima quinta-feira, dia 18. Informações e reservas podem ser efetuadas através do número 928 142 697.

Populares