Do que falamos quando falamos do EuRoC? Trata-se do mesmo European Rocketry Challenge que se apresenta como um evento único na Europa e que ousa desafiar estudantes universitários europeus a lançarem os seus próprios foguetes. Ou rockets, como preferir. A iniciativa é promovida pela Agência Espacial Portuguesa desde 2020 e decorreu entre o Aeródromo de Ponte de Sor e o Campo Militar de Santa Margarida, em Constância.
Cerca de 600 jovens universitários, de 13 nacionalidades diferentes, concorreram nesta 5.ª edição do EuRoC, com rockets pensados, desenvolvidos e construídos por eles próprios. Apesar de 25 equipas terem sido selecionadas para a competição, o número final de concorrentes fixou-se nas 19, das quais apenas duas não conseguiram reunir condições para o lançamento.
Mas houve 17 rockets que alcançaram essa “honra”, tratando-se de um número que aponta para a melhor edição de sempre da iniciativa.
“Este foi o maior número de lançamentos que tivemos numa só edição da competição. Em 19 lançamentos possíveis, aconteceram 17, o que indica uma grande taxa de sucesso”, enfatizou Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.
Numa edição em que as condições meteorológicas colocaram dificuldades acrescidas às equipas, com dois dos quatro dias de lançamentos com chuva, vento e nuvens baixas a impedirem o voo dos rockets, os números alcançados refletem “um desafio superado”.
“Toda a organização se mobilizou para que, em segurança, se conseguisse lançar o maior número de rockets possível”, refere Ricardo Conde, revelando um novo recorde: “Esta segunda-feira saíram das rampas oito rockets. É o maior número de lançamentos num só dia no EuRoC.”
A grande vencedora da edição deste ano foi a equipa italiana Skyward, que revalidou o título conquistado em 2022. Os italianos venceram ainda o prémio de voo para a categoria de motor híbrido com apogeu de 3 mil metros.
Portugal esteve presente na 5.ª edição do EuRoC com duas equipas. A equipa RED (Rocket Experiment Division), do Instituto Superior Técnico, que concorre desde 2021, lançou o seu rocket a 14 de outubro e alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro prémio na sua categoria: lançamento a 3 mil metros com motor sólido (S3).
Por outro lado, a estreante Porto Space Team, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, ainda se qualificou para efetuar o lançamento em Santa Margarida, mas dificuldades de última hora impediram os estudantes de concretizar esta meta.