A constituição da eurocidade Elvas-Badajoz e as realidades das duas áreas urbanas vizinhas são os motivos principais que determinam a vinda do embaixador da Alemanha em Espanha, Reinhard Silberberg, a Elvas.
A visita tem inicio esta quarta-feira, dia 26 de março e durante dois dias será preenchida com a passagem pelos principais elementos classificados de Património Mundial, em especial muralhas, fortes da Graça e de Santa Luzia, castelo, centro histórico e Aqueduto da Amoreira. A comitiva irá também visitar o Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
Em declarações à Rádio Campanário, o Presidente da Autarquia Elvense, Nuno Mocinha, disse que a visita “enquadra-se na relação que está estabelecida entre Elvas e Badajoz no contexto da eurocidade, dado que o senhor embaixador quis saber mais da relação que existe entre as duas cidades e daí programada a visita não só a Elvas mas também a Badajoz”.
Nuno Mocinha salienta ainda que o embaixador quer aperceber-se do “envolvimento que poderá ter e o contributo para esta união para que o projeto da eurocidade vá por diante”.
O autarca diz-se “esperançado” e que “é uma mais valia a juntar a este processo porque o embaixador de Espanha em Portugal já manifestou o desejo de apadrinhar esta iniciativa, muito bem acolhida por todas as instituições”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Mocinha%20embaixador_26marco14.MP3{/play}
O embaixador da Alemanha é aguardado, na Câmara Municipal de Elvas, às 19.30 horas, sendo acompanhado pelo Alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso Martínez.
Dia 27 de março a visita prossegue por terras de Espanha com a visita ao Forte de São Cristóbal, zona nova de Badajoz Valdepasillas e o centro histórico são os pontos altos da visita turística e cultural, antes de uma receção no Ayuntamiento de Badajoz.