14.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Eurodeputada Bejense Maria da Graça Carvalho distinguida com o Prémio Femina de Honra 2021

 

A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho irá receber o prémio Femina de Honra 2021, numa cerimónia que decorrerá este sábado, dia 23 de outubro, em Lisboa.

Conforme nota de imprensa enviada á nossa redação, o prémio Femina, entregue pela instituição Matriz Portuguesa, agracia as “Notáveis Mulheres, oriundas de Portugal, dos Países de Expressão Portuguesa, das Comunidades Portuguesas e Lusófonas, e Luso-descendentes; e as Mulheres de nacionalidades extra Portuguesa e extra Lusófonas, que se tenham distinguido com mérito ao nível profissional, cultural e humanitário no Mundo, pelo Conhecimento e pelo seu relacionamento com outras Culturas.

Maria da Graça Carvalho nasceu em Beja, a 9 de abril de 1955.

É licenciada em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e doutorada pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, no Reino Unido. 

Foi vice-presidente nacional da Ordem dos Engenheiros, directora-geral do Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior e membro do Conselho Nacional de Educação. Foi editora da revista Clean Air – International Journal on Energy for a Clean Environment e é membro do Conselho Editorial do International Journal of Energy Research. É sócia-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. 

A 8 de Março de 2002 foi condecorada, no Dia Internacional da Mulher, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública. Foi Ministra da Ciência e Ensino Superior (XV Governo Constitucional) e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior (XVI Governo Constitucional). 

Foi conselheira principal para a Ciência, Ensino Superior, Inovação, Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Presidente da Comissão Europeia, Dr. José Manuel Durão Barroso. Foi eleita, em 2009, deputada ao Parlamento Europeu pelo Partido Social Democrata, cargo que manteve até 2014. Em 2019, foi novamente eleita deputada ao Parlamento Europeu para a 9.ª legislatura (2019-2024). 

É Membro do Conselho das Ordens de Mérito Civil desde 9 de junho de 2016. Exerce funções como professora catedrática do IST, Universidade de Lisboa. 

Foto: Observador

Populares