A reabilitação integral de 12 edifícios de tipologia T3 e T4, no Bairro da Malagueira, deverá estar concluída em meados de 2025. O Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhado pelo vice-presidente, Alexandre Varela, e pelos técnicos responsáveis pela obra, visitou o andamento dos trabalhos que prosseguem, a bom ritmo, nas ruas do Rochedo e das Doze Casas. Estes edifícios encontravam-se devolutos e emparedados desde o ano de 2006.
De acordo com a informação avançada pela Autarquia, a empreitada está a ser gerida pela empresa municipal Habévora, com o valor aproximado de 1,6 milhões de euros.
Esta intervenção decorre ao abrigo do Plano local de Habitação de Évora, o qual está também inserido no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) na componente de habitação. Estas 12 residências serão destinadas a arrendamento apoiado, estando em curso os processos de candidatura para a reabilitação de outras 61 habitações. Refira-se que através da entidade beneficiária Habévora EM, 52 famílias já beneficiaram deste programa através da reabilitação de 52 casas.
Na vertente construção, o Município de Évora está a desenvolver os processos de candidatura para a construção de 162 habitações para atribuir em arrendamento apoiado ou acessível.
O PRR está em implementação no Concelho de Évora em 15 bairros localizados na cidade e em 8 freguesias rurais, com um valor total previsional que ascende a 63 milhões de euros.