A icónica “ponte de ferro” que fazia parte do antigo ramal de Mora em Évora foi protagonista de um incidente marcante. Um camião de recolha de lixo do município de Évora, colidiu com a ponte, resultando na sua deslocação e posterior montagem sobre o camião, como mostram as imagens captadas do incidente.
A “Linha de Mora,” um projeto ferroviário com cerca de 60 quilómetros de extensão, que ligava Évora à Vila de Mora, servindo várias localidades dos concelhos de Évora, Arraiolos e Mora, tem uma história que remonta a 1907, quando o primeiro troço até à Estação de Arraiolos foi inaugurado. A linha foi posteriormente concluída até Mora em 1908.
No entanto, em 1990, o “Ramal de Mora” foi encerrado, fazendo parte dos 800 quilómetros de ferrovia que foram desativados durante a década de 90.
Posteriormente, através de um protocolo entre a REFER – Ferroviária Nacional, EP e os municípios de Évora, Arraiolos e Mora, esforços foram feitos para transformar a antiga linha ferroviária num percurso pedonal e ciclável.
O primeiro trecho dentro do município de Évora foi inaugurado em 25 de abril de 2005, incluindo a ponte que foi danificada no incidente. Vale a pena mencionar que a ponte havia sido alvo de melhorias há cerca de um ano.