“A Vida e a Morte” é a 2ª edição do projeto Residências Artísticas, promovido pela ATE-Produções, co-produzido pela Câmara Municipal de Évora e tendo como parceiros institucionais o Ministério da Cultura e a Direção Regional da Cultura do Alentejo, que reune 8 jovens artistas mulheres das Artes Visuais numa residência artística de 10 dias, tendo como base de criação a vida e obra da autora Florbela Espanca, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
A inauguração da exposição dos trabalhos será a 1 de outubro de 2021 no Mercado Municipal de Évora, onde as obras serão expostas até 31 de dezembro do mesmo ano.
O que é a vida e a morte
Aquela infernal inimiga
A vida é o sorriso
E a morte da vida a guarida
A morte tem os desgostos
A vida tem os felizes
A cova tem a tristeza
E a vida tem as raízes
A vida e a morte são
O sorriso lisonjeiro
E o amor tem o navio
E o navio o marinheiro
Florbela Espanca em 11-11-1903
A ATE–Produções é uma produtora que tem desenvolvido projetos em diversas áreas: teatro, cinema, artes plásticas e visuais, dando enfoque àqueles com jovens e crianças. Entre os projetos mais realizados estão os espetáculos para o público escolar, as curtasmetragens realizadas e produzidas, e as formações artísticas (oficinas), com crianças (artes dramáticas, plásticas, culinária) e com adultos (formação e expressão dramática), conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
A ATE–Produções é uma entidade para a qual não existe limite para a Criatividade e que continuamente cria projetos para os mais diversos públicos, sempre com a formação e educação artísticas em mente.
O projeto Residências Artísticas da ATE–Produções juntou, em 2020, 8 artistas mulheres de várias áreas artísticas, num encontro artístico multidisciplinar, no Museu da Quinta de Santiago, Leça da Palmeira, para a criação coletiva e individual de várias obras a partir da exposição de fotografia “O tempo das Mulheres” de Alfredo Cunha. A Comédia e a Tragédia foi o mote e o fio condutor à criação destas oito artistas, culminando numa exposição aberta ao público.
A Vida e a Morte é a 2ª edição do projeto Residências Artísticas, da ATE-Produções. A vida e a obra da Autora Florbela Espanca e o seu poema: “A Vida e a Morte”, são o mote da criação, reflexão e contaminação de experiências de oito jovens artistas, mulheres, a partir da criação coletiva e multidisciplinar nas Artes Visuais com as suas diferentes linguagens.
Esta 2ª Edição junta novamente 8 artistas mulheres, na área das artes visuais, com o mesmo objetivo – refletir sobre a dicotomia – Vida e Morte, transversalmente com a situação pandémica vivida em zoom in – Eu e zoom out – Mundo, tendo por base a obra de Florbela Espanca e o poema com o mesmo nome, escrito quando a autora tinha apenas 8 anos de idade. A reflexão sobre o isolamento social, a perda de familiares e amigos, a falta de liberdade, vivida durante mais de um ano das nossas vidas, é chamada ao palco de criação artística. Irão ser ainda desenvolvidas Oficinas Artísticas para crianças e jovens após a visita à exposição, uma dinâmica que se impõe para a vivência total da experiência de introspeção e reflexão artística.
Direção Artística de Alexandra Oliveira.
Artistas Residentes
Alexandra Barbosa 24 anos, Porto, CINEMA e VÍDEO, licenciada em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa.
Beatriz Domingues 23 anos, Viseu, DESIGN, formação em design de comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Catarina Real 29 anos, Barcelos, CRUZAMENTOS DISCIPLINARES, ex-curadora da Galeria Painel, Porto.
Filipa Jaques 23 anos, Évora, MÚSICA e INSTALAÇÃO, licenciada em artes plásticas e multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Francisca Sousa 29 anos, Viseu, PINTURA e ILUSTRAÇÃO, licenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Joana Calhau 23 anos, Évora, FOTOGRAFIA, mestre em estudos artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Joana Piçarra 24 anos, Castro Verde, FOTOGRAFIA, formada em fotografia pela Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.
Laura Calado 23 anos, Porto, ILUSTRAÇÃO e PINTURA MURAL, licenciada em design de comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.