12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Ana Paula Amendoeira defende a importância que o papel da Cultura tem no desenvolvimento das regiões (C/ som e fotos)

O auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) recebeu, na tarde desta segunda-feira, a apresentação do estudo “A cultura no Alentejo pós 2020”. A Rádio Campanário esteve presente e falou com a Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, que defendeu a importância e o papel que a Cultura deve desempenhar no processo de desenvolvimento das regiões.

O estudo, que foi encomendado pela Direção Regional da Cultura (DRCA) ao Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), teve por objetivo “conhecer melhor a região no que respeita ao setor cultural que está diretamente ligado com as competências da DRCA. Consideramos que as decisões e que o trabalho na região deve ser informado pelo conhecimento daquilo com que estamos a trabalhar”, avançou Ana Paula Amendoeira.

A Diretora Regional da Cultura do Alentejo lembrou que a ambição da realização de um estudo idêntico já era antiga e que se tentou “fazer uma primeira compilação de informação em 2015, mas na altura de facto não tínhamos possibilidades financeiras de avançar e agora avançámos com os meios que temos – que são também poucos – e que não nos permitiram encomendar o tipo de estudo que queríamos. Encomendámos aquilo que para que podíamos, de facto, ter financiamento e que já nos dá uma fotografia da região na área da Cultura”, referiu a Dirigente.

O estudo, que se caracterizou por uma análise quantitativa e qualitativa, contou pela participação 47 municípios de um universo de 58 convidados de diferentes Comunidades Intermunicipais a participar. A este respeito, a Diretora Regional da Cultura do Alentejo destaca a “importância da participação dos municípios, das Comunidades Intermunicipais e dos agentes culturais e uma coincidência de posições e de chamad

as de atenção para a necessidade de ser dado uma maior visibilidade e protagonismo às questões da cultura naquilo que são os financiamentos regionais e nacionais”.

Apesar de não pertencerem à jurisdição da Direção Regional da Cultura do Alentejo, mas por fazerem parte da Região Estatística (NUTS II) do Alentejo, foram também auscultados os onze municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. Sobre esta matéria, Ana Paula Amendoeira reforça a importância desta “inclusão” e afirma que o convite para participar neste estudo “foi muito bem acolhido”.

Com a auscultação dos vários agentes culturais envolvidos no estudo a DRCA irá desenvolver o Plano Regional Estratégico para a Cultura no Alentejo com o objetivo de tornar “mais clara a importância do papel que a cultura deve desempenhar nos processos de desenvolvimento das regiões”, referiu Ana Paula Amendoeira.

O estudo pode ser consultado na íntegra aqui.

 

{gallery}culturanoalentejo{/gallery}

Populares