O Município de Évora está a executar duas obras para reabilitação de espaço público e vias de circulação assim como criar mais áreas verdes e acrescentar 6 km de vias pedonais e cicláveis à área urbana de Évora. As obras em curso, inserem-se no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora e são a “Interface Modal do Rossio de S. Brás” e “Beneficiação da Variante ao PITE – Parque Industrial e Tecnológico de Évora”.
De acordo com a informação divulgada pela Autarquia Eborense, tendo incluído faixas de circulação pedonais e cicláveis em todo o trajeto das vias objeto de intervenção, será possível, no prazo de dois a três meses, aumentar em cerca de 6 kms a extensão destes percursos, que irão envolver toda a zona Sul da Cidade.
Assim, explica, ficará aberto o caminho para a circulação a pé ou por meios de mobilidade suave em toda a envolvente Sul da Cidade, possibilitando acesso seguro e ambientalmente limpo às áreas industriais.
No que diz respeito à obra do “Interface Modal do Rossio de S. Brás”, considera o Município que esta obra irá tornar aprazíveis, funcionais e amigas do ambiente as condições de circulação e de fruição do espaço na zona envolvente do Rossio de S. Brás, muralha, e sobretudo na ligação entre a Estação de Caminho de Ferro e o Centro Histórico.
A Câmara Municipal pretende ainda aumentar a extensão das vias de circulação pedonais e cicláveis na zona urbana da Cidade, aproveitando todos os locais em que tecnicamente exista essa possibilidade.
As duas obras em curso revestem-se de particular importância na implementação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora, recentemente desenvolvido pelo Município em colaboração com toda a comunidade. Este plano visa dar resposta aos desafios da mobilidade urbana e, simultaneamente, a desafios ambientais, sociais e económicos.
Foto: CME