Através do origami (arte oriental de dobragem de papel) dos sons da natureza e da dança a bailarina e atriz Eliete Santos apresentou aos alunos dos jardins de infância dos Canaviais e do Penedo de Ouro o espetáculo participativo “Zoológico no Quintal”, nos dias 19, 20 e 21 de junho, integrado no projeto municipal “Artes à Escola”.
Segundo o Município de Évora, este foi um trabalho onde se sensibilizou para a ecologia e para a arte, mostrando igualmente a potencialidade e versatilidade do papel, tanto como brinquedo como objeto artístico pedagógico. Recorrendo a uma personagem que conduz a trama, a funcionária do zoológico, a mensagem vai sendo transmitida aos mais novos, recorrendo a diversos animais, inclusive as andorinhas alentejanas e o lince ibérico.
Eliete Santos, além de bailarina e atriz, é licenciada em Filosofia e História, mestre em Práticas Artísticas em Artes Visuais, pela Universidade de Évora (2019). Professora premiada no instituto FUNDHAS, com passagem pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Brasil) e Fundação Eugénio de Almeida (Évora), participou em várias edições do Festival “Artes à Rua” de Évora e do projeto municipal “Artes à Escola”.
Em 2020, Eliete Santos apresentou também na cidade de Évora num projeto internacional com fins turísticos, da autoria do fotografo português Carlos Alves e como artista plástica, foi criadora de objetos cénicos de reutilização do plástico da Linha da Reciclagem (Grupo EGF). Os canais televisivos Canção Nova e Rede Globo já exibiram trabalhos seus, tendo atuado como bailarina na longa metragem “Aparecida O Milagre”, produzida e gravada no Brasil.