Foi assinado esta semana o protocolo de colaboração entre Câmara Municipal de Évora e a Biblioteca Pública da cidade eborense, com o objetivo de dinamizar a biblioteca itinerante no autocarro da Loja dos Sonhos.
O projeto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, visa esbater as assimetrias locais através da facilitação ao acesso de livros e outros meios de informação, ao mesmo tempo que desenvolve outras atividades relacionadas com a cultura.
A Rádio Campanário falou com a vereadora da autarquia alentejana, Cláudia Pereira, que contou que a Loja dos Sonhos já existe há alguns anos na Câmara Municipal de Évora, tendo tido como primeiro objetivo levar a Internet e as ferramentas informáticas a escolas do concelho. Com o avançar dos anos o serviço foi alargado e neste momento assume-se como biblioteca itinerante, fazendo animação de leitura para todos os habitantes onde vai parando, não sendo posta de parte a possibilidade de virem a serem articuladas outros tipo de serviços sociais em articulação com as juntas de freguesia.
A vereadora conta-nos também que o autocarro já está a funcionar desde Setembro, apesar do protocolo só ter sido assinado esta semana.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Bibliobus21fev.MP3{/saudioplayer}
No essencial, a Câmara Municipal de Évora assegura a conceção, execução e gestão global do projeto, disponibilizando também os recursos humanos e físicos necessários para o funcionamento do bibliobus, garantindo a execução das atividades e iniciativas previstas. À biblioteca Pública de Évora cabe a cedência, por empréstimo, da coleção de monografias no acervo inicial, tal como as renovações posteriores e monotorização do sistema de empréstimos.