O velhinho carrilhão da Igreja de Santo Antão, que há muitas décadas estava inativo, foi totalmente recuperado e está pronto a ser instalado nos próximos dias.
De acordo com a informação avançada pelo Município de Évora, na sua página oficial, ontem, domingo, foi o dia da bênção pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, cerimónia a que assistiu o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá.
O restauro do pequeno carrilhão, adianta a Autarqconstituído por dez sinos, foi realizado no âmbito do projeto PASEV – Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora, coordenado pelo polo local do Centro de Sociologia e Estética Musical (CESEM), e pelo Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (CIDEHUS), Universidade de Évora.
O projeto de restauro contou com o apoio financeiro da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Fundação Eugénio de Almeida, Diocese de Évora, Câmara Municipal de Évora e Tagus – Atlanticus Associação Cultural.
A Câmara Municipal de Évora regista com satisfação o restauro e completa recuperação do carrilhão da Igreja de Santo Antão, monumento icónico da “sala de visitas” da Cidade Património da Humanidade, e que se prepara para ser Capital Europeia da Cultura em 2027.