A Arena d´Évora acolheu no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho assinalado , na passada quinta-feira, 28 de abril, o Mass Training em Suporte Básico de Vida no qual participaram cerca de 250 pessoas.
A iniciativa foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, INEM em parceria com a Federação de Bombeiros eborense.
A Rádio Campanário esteve no local e falou com o 1º Secretário da CIMAC, André Espenica, sobre os objetivos desta ação de formação que nos referiu que “esta iniciativa foi pensada em prol da capacitação das pessoas aquando de uma situação de emergência, julgamos que a escola deveria dar essa formação a todos os cidadãos porque toda a gente devia estar preparada para acudir a um semelhante”.Acrescentando que “ infelizmente isso não acontece mas esperemos que essa situação mude, aliás esta acção teve o propósito de reduzir essa lacuna e pretende também fazer o alerta para a necessidade de se fazerem mais encontros deste genéro”.
Segundo o enfermeiro do INEM, Hélder Ribeiro, “ não há socorros mais prioritários do que fazer compressões e ventilações a alguém que está em paragem cardiorespiratória o que se pode enquadrar mesmo como um acto de cidadania na medida em que permite ajudar o outro numa situação critica”.
Salientando ainda que “ é fundamental que quem esteja perante uma emergência saiba identificar a ocorrência para que possa transmitir essa informação aos meios de socorro”.
Nesta sessão participaram representantes dos municípios de Arraiolos, Borba, Évora, Alcaçovas, Viana do Alentejo, Mora, Reguengos de Monsaraz, Redondo e ainda membros de diversas associações e instituições locais.