No balanço da época de plantações de 2022, que agora está a terminar, o Município de Évora apresenta como resultado a plantação de um total de 639 novas árvores, contabilizando novas plantações, reposições e ainda cedência para plantação a juntas de freguesia e outras entidades, como escolas, escuteiros e associações de jovens.
No Concelho de Évora, a gestão do parque arbóreo em espaço público surge enquadrada numa das grandes prioridades do Município: dar corpo a uma estratégia global no sentido de tornar o território mais sustentável, mais amigo do ambiente, e sobretudo melhor preparado para enfrentar os efeitos nocivos das alterações climáticas.
Projetos ambientais como o Pocityf – Positive Energy CITY Transformation Framework, LVpD – Laboratório Vivo para a Descarbonização, Reflorestação do Alto de S. Bento, Life Água da Prata e em termos globais o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, dão substância a este objetivo estratégico.
Cada um deles, em diferentes planos, tem como integrante a valorização do património verde, sustentado tanto na gestão adequada do parque existente, como na promoção de novas plantações.
Nesta linha, todos os anos são plantadas ou substituídas centenas de novas árvores no Concelho de Évora.
Hoje, 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Árvore.
Em Portugal este dia é assinalado desde 1913, com o objetivo principal de sensibilizar a população para a importância da função que as árvores desempenham, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer no que se refere ao reflexo positivo determinante na qualidade de vida dos cidadãos.
Informação e fotografia – CM Évora