Os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul estão a ser assinalados, em Évora, numa organização da Força Aérea, da Marinha e do Município. As comemorações da efeméride iniciaram-se com o descerramento de uma placa alusiva no edifício dos Paços do Concelho e com a inauguração de uma exposição itinerante, patente no Palácio D. Manuel, até dia 31 de janeiro, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
Carlos Pinto de Sá, Presidente da autarquia e o General Freitas, chefe de gabinete do Chefe de Estado Maior da Força Aérea, estiveram presentes em ambas as cerimónias.
Ontem, domingo, o Teatro Garcia de Resende acolheu a Banda da Força Aérea, dirigida pelo Major António Rosado, para um concerto comemorativo do centenário. O espetáculo, aberto à população, homenageou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro. A viagem iniciou-se a 30 de março de 1922, tendo terminado a 17 de junho do mesmo ano.
Mais informações sobre esta exposição AQUI.