No próximo dia 18 às 18h, irá decorrer o concerto “Requiem para Santa Clara” na igreja de S. Francisco de Évora.
O concerto conta com o apoio da DRCAL e irá ser interpretado pelo Ensemble de Música Barroca Metáfora das Flores com direcção musical de Magna Ferreira.
Conforme a nota de imprensa enviada à RC, o programa do “Requiem para Santa Clara” Metáfora das Flores, Ensemble de Música Barroca, é maioritariamente constituído por obras do compositor Frei Francisco de São Boaventura e escritas para o Mosteiro de Santa Clara (Porto).
O programa do concerto é constituído por duas partes.
No início da primeira parte, irá se escutar o hino dedicado à Rainha Santa Isabel, um hino estreado nas cerimónias da sua canonização, em 1625, e composto pelo compositor Domenico Mazzochi com poema do próprio Papa Urbano VIII.
Escutara-se ainda:
Frei Francisco de São Boaventura (Porto?, fl. 1739 – 1802) “Lição ultima de Sabbado Sancto, para cantar a Exm.ª Snrª D. Maria Perigrina, sendo principiante na idade de onze annos” (1794)
Frei Francisco de São Boaventura Lamentação “Jod. Manum suam misit hortis” para “(…) executar a Exma. Pupila D. Maria Perigrina, (…) na sua idade de 12 annos naõ completos (…)” (1795)
Frei Francisco de São Boaventura (?) “Lamentação a solo” (s.d.)
Na segunda parte do programa : o “Requiem” (1791). Trata-se de uma encomenda da Mestre Capella do Mosteiro de Santa Clara (Porto), D. Maria Manoel do Coração de Jesus.
O concerto será composto por quatro vozes (Coro e Solistas), violinos I e II, violoncelo e órgão (baixo contínuo e obbligato):
- Magna Ferreira, Soprano I
- Bianca Alves, Soprano II
- Ana Santos, Mezzo soprano
- Miguel Barreira, Barítono
- Mariña García-Bouso, Violino I
- Andoni Conde, Violino II
- Diana Vinagre, Violoncelo
- Flávia Almeida Castro, Órgão
Magna Ferreira é docente no Curso de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Instituto Politécnico do Porto) e no Conservatório de Música do Porto.
A entrada é livre, sujeita à lotação da igreja.
Para mais informações, consulte o cartaz abaixo.