11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Debate Acesso Cultura: A cultura e as “guerras”

A invasão da Ucrânia gerou uma onda de solidariedade. Organizações culturais que, habitualmente, não se posicionam perante assuntos políticos contemporâneos, manifestaram abertamente a sua oposição à invasão e solidariedade para com o povo ucraniano e juntaram-se ao esforço de reunir materiais necessários para a sobrevivência dos refugiados e dos que continuam no país invadido.

Mas ao mesmo tempo, esta situação gerou uma grande controvérsia em relação ao posicionamento das instituições culturais de Portugal e de outros países no que diz respeito às relações culturais, e por isso políticas, com a Rússia. Foram registados múltiplos atos de discriminação em função da nacionalidade de profissionais da cultura e artistas, enquanto se levantou também a questão do boicote cultural às organizações culturais estatais russas.

Quão críticas são as organizações culturais perante este tipo de situações? Até que ponto o apoio e solidariedade com a Ucrânia não passa de uma manifestação performativa, que fique apenas pela superfície? São estas as questões centrais para o debate acesso Cultura: A cultura e as “guerras”, no próximo dia 19 de abril, pelas 18:00 horas na DRCAlentejo – Casa de Burgos, em Évora, com entrada livre e com os convidados Ana LuenaEncenadora e criadora Malvada – Associação Artística, José Alberto Ferreira, Diretor do Centro de Arte e Cultura da FEA e Luís Ferro da Associação Oniris /Cinema Fora dos Leões e com a moderação de Helena Rocha da DRCAlentejo.

Populares