Para celebrar o Mês da Juventude, promovido pela Câmara Municipal de Évora, no Ano Europeu da Juventude, o município lançou a primeira edição de “À Mesa é que a Gente se Entende” onde desafiam os jovens de Évora e do Alentejo a convidarem a Equipa de Missão Évora 2027 para conversar à volta de uma mesa, sobre a candidatura de Évora à Capital Europeia da Cultura que tem o potencial de transformar a cidade, e as nossas vidas.
Recorde que a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura foi uma das pré-selecionadas para a próxima fase.
As cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora são finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2017, anunciou hoje a organização, em Lisboa.
Estas quatro cidades foram escolhidas entre 12 municípios que apresentaram uma candidatura e passam para a fase final do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Foram submetidas candidaturas por Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.
O anúncio das cidades finalistas foi feito hoje em conferência de imprensa no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no culminar de uma semana de audiências com as delegações de cada cidade candidata.
As candidaturas foram avaliadas por um júri que integrou representantes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu, da Comissão Europeia, do Comité das Regiões e do Ministério da Cultura de Portugal.
No passado, três cidades portuguesas receberam o título de Capital Europeia da Cultura: Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.