12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora dessassocia-se do Tratado Transatlântica de Comércio e Investimento

A cidade eborense é o primeiro município a tornar-se livre do tratado internacional Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) estabelecido entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos da Ámerica (EUA) que se encontra em negociações até 2016.

Na última Assembleia Municipal de Évora foi  aprovada a moção apresentada pelo Bloco de Esquerda  para que a capital do Alto Alentejo fosse declarada livre do tratado TTIP tem como objetivoreduzir ao máximo ou chegar mesmo a abolir as tarifas aduaneiras e harmonizar a regulamentação de produtos comercializados entre a União Europeia e os EUA visando impedir as interferências dos Estados no comércio entre os países aderentes.

Os EUA e a União Europeia negoceiam este acordo envolto de um enorme secretismo que dado à sua abrangência poderá ter graves impactos a nível social, económico e ambiental. A aprovação do tratado TTIP poderá significar uma menor preocupação com as questões ambientais, a diminuição da taxa de empregabilidade,a privarização dos serviços de emergência, a utilização crescente de hormonas na carne.

Segundo a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda “em causa está o modelo social e económico equitativo e justo”, a moção aprovada pela Assembleia Municipal de Évora, será endereçada à Assembleia da República e seguidamente aos eurodeputados que representam Portugal na Comissão Europeia.

Populares